segunda-feira, 17 de março de 2014

Semana da Leitura


 A 8ª edição da Semana da Leitura tem como tema central, em 2014, a Língua Portuguesa.

Sendo, como sempre é, um pretexto cada vez mais sistemático e competente de incentivo à leitura (Ler mais, Ler melhor), junto do universo escolar e das suas comunidades envolventes, justifica-se, para este desígnio, convocar o conhecimento da Língua Portuguesa que, em 2014, celebra os 800 anos do conhecimento dos seus textos mais antigos.

Com esse pretexto se propõe que a próxima Semana da Leitura, tendo em conta o acervo já considerável das experiências dos anos anteriores, faça convergir no território das iniciativas ligadas à escrita, à leitura e à fala em Língua Portuguesa, um conjunto de atividades que seja exemplo da sua substância e lhe torne evidentes as múltiplas valências.

Na consideração de que o Projeto Educativo das escolas é, de forma autónoma, o verdadeiro elemento dinamizador das atividades deste âmbito, vem-se sugerir que ao conjunto de iniciativas certamente já em projeto, se acrescentem preocupações novas e que, de forma igualmente enriquecedora, possam ser chamadas a demonstrar o capital de competência, imaginação, criatividade e empenho que os falantes de língua portuguesa entendam fazer intervir para melhor comemorar o seu nascimento e celebrar a sua existência.

Esta iniciativa deverá tomar em consideração um núcleo temporal a decorrer entre 17 e 21 de março, pelas razões que a seguir se indicam:



1.   Foi formalizado, entre o PNL, a RBE e a DGS um protocolo corporizado no Projeto SOBE, Saúde Oral, Bibliotecas Escolares, cuja essência se traduz pela natural e íntima ligação entre a organicidade e a expressão multidisciplinar da língua. Por essa via, pertence ao núcleo de objetivos do Projeto, na preocupação das carências ligadas à saúde oral, desenvolver nas suas múltiplas variáveis o conceito de boca saudável para ler os melhores livros que justifica a sua inserção no conjunto vasto de iniciativas que, certamente, ocorrerão durante a Semana da Leitura.

2.  A este propósito a ocorrência do Dia Mundial da Saúde Oral constituir-se-á como pretexto adequado à confluência de iniciativas a ele ligadas e a ser objeto de posterior enquadramento.

3.  No conjunto dos diversos projetos exequíveis, dar-se-á relevo ao incremento de iniciativas ligadas à expressão poética no enquadramento da ideia de Portugal como um país de poetas em língua portuguesa, de tal modo que o trabalho daí resultante possa confluir na celebração do Dia Mundial da Poesia.

4.  Ainda na coincidência de várias celebrações a ocorrer na extensão temporal da Semana da Leitura, tais como o Dia Mundial da Juventude (28 de março), o Dia do Livro Português (26 de março) e o Dia Mundial do Teatro (27 de março), concentrar-se-ão como é usual, projetos diversos já em desenvolvimento.



A celebração da língua e as iniciativas de leitura propiciam a partilha entre gerações de leitores, escritores, jornalistas, cientistas, políticos, profissionais diversos que, na sua pluralidade de vivências do mundo e no mundo, são contadores das suas histórias. Nesta relação entre a língua, a palavra escrita e dita, cantada ou declamada, mobilizam-se saberes diversos, com recurso a conhecimentos técnicos e artísticos distintos, na abordagem de temáticas diferentes e transversais como a Ciência, a Comunicação, a Arte, a Cultura, a Saúde, o Mundo, os Povos, a Globalização, a Moda, entre muitas outras. A Semana da Leitura convida, assim, mais uma vez, à redescoberta da Biblioteca Escolar, onde Todos Juntos Podemos Ler, Ler+, Ler Melhor e em vários sotaques para se ler em todo o lado, em todos os suportes, em todos os contextos e com toda a gente, descobrindo na Língua novas dimensões semânticas e colocando «O Português nas bocas do mundo» nos próximos «800 anos de bocas saudáveis».

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