segunda-feira, 2 de março de 2015

Os nossos poetas 5




Crianças oncológicas

Eras meu primo, amigo,
Brincalhão e divertido…
Estavas sempre bem-disposto
Contigo ninguém estava triste
E de um momento para o outro
descobrimos a tua maldita doença,
Deus meteu nas tuas mãos uma grande batalha,
lutaste pela tua vida durante dois anos,
foste um verdadeiro herói e guerreiro…
No dia em que encontraram dois dadores para ti,
os médicos disseram-nos que já era tarde demais
E passados dois dias partiste.
Partiste sem dizer nada,
apenas deste o último suspiro.
Ainda nem dá para acreditar,
tinhas dezasseis aninhos
Tinhas a vida pela frente.
O teu funeral foi digno de um funeral de primeiro-ministro,
desde polícia a acompanhar-te
e a mandar parar os carros, bombeiros
a marchar até ao cemitério.
Passámos pelo quartel dos bombeiros onde tocaram a sirene para ti.
Infelizmente Deus quis levar-te cedo demais,
talvez por seres um verdadeiro guerreiro.
(Poema dedicado ao meu primo e a todos os que sofrem com esta doença)


Andreia Gameiro (AVB2)



Chama Traidora

Perdendo o que outrora tive
Aprendo o que já deveria saber,
Em tempos era simples ignorância
E agora é complexa estupidez

Sem querer saber das consequências,
Magoava, feria e depois perdi a pessoa
Com quem antes partilhava a vida

Agora estou sentado nesta cadeira
A escrever cheio de remorsos,
Dos meus atos arrependido estou.

D’antes, afogar as mágoas na bebida
Era o mais certo, mas por agora
Estou a salvo desse sentimento
Pois encontrei outra pessoa.

Mas mesmo assim peço-te desculpa
Pelo que outrora te fiz,
Custou-me ver-te partir.

Tomás (AVB2)


Ser falso acredita
não dá pra mim, 
amigos são amigos 
e acredita eu estou sempre pra ti

Quer acredites ou não
amigo é como um irmão,
e eu estive sempre lá para ti 
quando precisaste dei-te a mão

E mesmo quando não dizes
eu percebo, 
e mesmo quando não demonstras 
eu entendo 

o que estás a sentir 
mas preferes esconder, 
só precisas de saber 
quando precisares de um amigo estarei aqui para te perceber.


David Rodrigues (1.ºTIIGR)

Sem comentários:

Enviar um comentário