quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

23/01 - Dia Mundial da Liberdade

«Amo a liberdade, por isso as coisas que amo deixo-as livres.
Se voltarem é porque as conquistei
Se não voltarem é porque nunca as tive.»
Bob Marley

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Habla usted español?


Antecipar o «Dia dos Namorados»

O Museu Nacional da Imprensa promove, a partir do dia 11 de fevereiro, o Concurso de Textos de Amor Manuel A. Pina, em homenagem ao jornalista e escritor falecido em outubro de 2012. A iniciativa, especial para o Dia dos Namorados, prolonga-se até 17 de fevereiro, em busca de textos de amor originais.
Dirigido aos apaixonados de todas as idades e residentes em qualquer parte do país (e a portugueses no estrangeiro), o concurso, já na 13ª edição, vai premiar os melhores textos concorrentes, em poesia ou prosa.
Os prémios principais são uma viagem de avião (destino Europa) e um cruzeiro no Douro para duas pessoas, além de livros e cd-roms.
O Museu Nacional da Imprensa pretende, com esta iniciativa, motivar a emergência de novos autores, apelando à escrita de textos de carácter amoroso.
Durante a “semana dos namorados”, o museu está aberto à receção de textos originais alusivos ao amor e os visitantes poderão imprimir poemas de diversos autores (Camões, Florbela Espanca, Bocage, Pessoa, Eugénio de Andrade…), nos prelos-relíquia do Museu.
Os textos concorrentes devem ser registados num impresso próprio, disponível nas instalações daquele Museu e no seu sítio oficial (www.museudaimprensa.pt) onde está patente o regulamento.
As edições anteriores têm sido progressivamente mais participadas e em 2011 foi lançado um livro, correspondente à primeira década do concurso, com 75 textos premiados.
O concurso “Textos de Amor” é apoiado pela Ryanair e DouroAzul.
O Júri tem sido constituído por Manuel António Pina, Pires Laranjeira, Maria Glória Padrão e Ana Sousa Dias, além do Diretor do Museu, Luís Humberto Marcos.
O Museu Nacional da Imprensa, situado no Porto, a montante da Ponte do Freixo, está aberto ao público, todos os dias, entre as 15h e as 20h.

Faça Lá Um Poema


terça-feira, 22 de janeiro de 2013

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Boas leituras neste fim de semana chuvoso



O ideal seria ler este "Um dia de chuva" de Eça de Queiroz

"Escrito perto de sua morte, o autor deixou o texto por terminar, e este aspecto de inacabado é um traço de modernidade que só faz enriquecer a leitura. Na história, José Ernesto, um solteirão que mora em Lisboa, vai até uma cidade do Norte de Portugal com o intuito de comprar uma quinta, para fugir da cidade grande. Ao chegar, sucedem-se vários dias de chuva incessante, em que o protagonista conversa com o padre e com o caseiro. A chuva permeia o conto e define seus limites, criando uma espécie de cortina através da qual enxergamos, junto com José Ernesto, a casa com seus cômodos, corredores e memórias da família que ali habitava. "

 









 "Ilustrações de Guazzelli , nas cores azul e marrom, fazem uma referência à azulejaria portuguesa e acentuam a chuva."


editora.cosacnaify



 

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Rosa dos Ventos

"Os livros são bússolas e telescópios, os sextantes e mapas que outros homens construíram para nos ajudar a navegar pelos mares perigosos desta vida humana."
(Jesse Lee Bennet)
# Ilustração Mary GrandPré 

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Só faltavam estas!


 















Voltando à nossa Feira do Livro realizada em dezembro, ficaram por mostrar dois momentos importantes cujos registos fotográficos apresentamos aqui: a entrega dos livros sorteados pela empresa Green Mark às duas vencedoras, D. Cecília e Jéssica.