segunda-feira, 27 de novembro de 2017

VI Aniversário Consagração Fado Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO

Nos passados dias 24 e 25 de novembro de 2017, comemorou-se o VI Aniversário da Consagração do Fado Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO – uma iniciativa conjunta do Consulado Geral de Portugal em Sydney, Camões, I.P., Fado in Australia (um grupo de artistas portugueses que promovem o Fado na Austrália) e Palácio Petersham.
O evento teve lugar no restaurante português Palácio Petersham e consistiu num espetáculo de fados (com a participação de 8 artistas portugueses residentes na Austrália), acompanhado por um jantar com comida típica portuguesa, complementado pela exibição de um filme sobre a candidatura do Fado a Património Imaterial da Humanidade e pela exposição “História do Fado”, composta por 20 cartazes, com texto e imagens que permitem criar uma narrativa histórica sobre esta expressão artística.
Com o evento pretendeu-se reunir a comunidade e os seus artistas, para celebrar aquele acontecimento histórico e cantar os seus poetas, prestando homenagem aos nossos fadistas.
O evento foi considerado um sucesso pelos participantes, tendo esgotado a sua capacidade em ambos os dias, totalizando mais de 200 participantes.

terça-feira, 21 de novembro de 2017

Mercúrio desceu ao Cinema São Jorge

Prémio Mercúrio distingue "o melhor do Comércio e Serviços"


Cerimónia de entrega de prémios da 6.ª Edição decorre no dia 21 de novembro, no Cinema São Jorge, em Lisboa. 
Este prémio é uma iniciativa conjunta da Confederação de Comércio e Serviços de Portugal (CCP) e da Escola de Comércio de Lisboa (ECL), do Grupo Ensinus, que visa "distinguir entidades e personalidades que, de forma consistente, tenham contribuído para a valorização do Sector do Comércio e Serviços", avança a organização, em comunicado. 
Outro dos objetivos passa por destacar as profissões relacionadas com este sector, "evidenciando os melhores exemplos de originalidade, inovação, formação, competência, empreendedorismo e responsabilidade social", acrescenta a mesma fonte.
As candidaturas ao "Prémio Mercúrio - O Melhor do Comércio e Serviços" foram submetidas a uma Comissão de Pré-seleção composta por representantes da CCP e da ECL, bem como pelo Gestor do Prémio Mercúrio. A decisão final cabe a um Júri, presidido por Rui Nabeiro (Delta-Cafés), que integra, Gracinha Viterbo (Viterbo Interiores Design), João Vieira Lopes (CCP), Piedade Redondo Pereira (ECL), Teresa Damásio (Grupo Ensinus) e Ronald Brodheim (Grupo Brodheim).
O Prémio Mercúrio conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República e, na cerimónia de entrega, estarão presentes o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina.

Pela primeira vez, serão atribuídos prémios de mérito aos alunos finalistas 2016/2017 da ECL, concedidos por diferentes empresas nacionais. Os jovens finalistas serão distinguidos em três categorias, através de prémios monetários: Prémio Excelência, ao melhor aluno de cada curso; Prémio Negócio, ao melhor projeto de suporte à Prova de Aptidão Profissional, exercício que se realiza no final dos 3 anos de curso; e Prémio Inserção Profissional, ao aluno com melhor média na Formação em Contexto de Trabalho.