domingo, 7 de abril de 2013

Almada Negreiros nasceu há 120 anos


O aniversário dos 120 anos do nascimento de Almada Negreiros (1893-1970) é hoje assinalado, em Lisboa, com o lançamento do programa de comemorações e a inauguração de uma exposição inspirada no artista multifacetado.
 
O programa será apresentado na Galeria de Arte Urbana, às 18:00, pela Comissão das Comemorações dos 120 anos de Almada Negreiros, criada pela Câmara Municipal de Lisboa, em colaboração com várias entidades.
Na Galeria, situada na Calçada da Glória, será inaugurada a exposição "Almada por se7e" artistas urbanos.
A galeria lançou o desafio a sete artistas - Fidel Évora, João Samina, Mário Belém, Miguel Januário, Pantónio, Pedro Batista e Tamara Alves - para reinterpretarem algumas peças e temas emblemáticos daquele autor, nascido há 120 anos em São Tomé, e falecido em Lisboa em 1970.
A inauguração da exposição é o ponto de partida para a vasta programação que inclui tertúlias, documentários, exposições, um colóquio internacional, espetáculos, edições sobre o artista e reedições da obra do autor do "Manifesto Anti-Dantas", "para lançar um novo olhar sobre o seu legado", segundo a organização.
Figura destacada da vanguarda da arte portuguesa, Almada Negreiros explorou vários níveis de expressão artística, desde as artes plásticas, a poesia e o ensaio, ao romance e à dramaturgia, aos quais também juntou os textos de intervenção e de humor, o bailado e a crítica de arte.

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário