Coletânea de Histórias, Textos, Lendas e Poemas, de vários autores clássicos portugueses.
«Esta era uma das noites de exceção por excelência para aquelas boas gentes: esta era a noite de 24 de Dezembro; era véspera do dia de Natal, em que tudo na província festeja, risonha, tange, canta, come e bebe, já se sabe, devotamente, depois de ter ido ouvir a missa do Galo.»
Esta antologia de contos natalícios não é uma reunião de contos infantis, geralmente contados nesta época e cujo imaginário vem, nos dias de hoje, de uma ideia globalizada e comercial sobre o Natal e quais os elementos que o caracterizam. Não. Esta é uma reunião de contos, textos e poemas de Natal selecionados, de vários autores clássicos portugueses, tais como Eça de Queirós, Fernando Pessoa, Raul Brandão, Bocage, Abel Botelho, entre outros, que tanto oscilam para o lado festivo do Natal, como para o seu lado melancólico. Presente em muitos contos está a visão do Natal tradicional das aldeias do interior de Portugal que, com os seus costumes e tradições, caracterizam o Natal português.
Foi também incluído nesta seleção de contos e poemas várias lendas tradicionais portuguesas relativas à época natalícia.
Sem comentários:
Enviar um comentário