quarta-feira, 26 de março de 2014

Dia do Livro Português


No dia 26 de março celebra-se o dia do livro português. Esta data foi sugerida pela Sociedade Portuguesa de Autores por ser o dia em que começou a ser impresso o primeiro livro em Portugal: “Pentateuco” em hebraico. Este livro saiu, em 1487, das oficinas do judeu Samuel Gacon na Vila-a-Dentro, em Faro.
O primeiro livro totalmente português foi impresso a 4 de janeiro de 1497 no Porto: “Constituições que fez o Senhor Dom Diogo de Sousa, Bispo do Porto”. Foi produzido pelo primeiro impressor português Rodrigo Álvares.
Hoje existem muitos escritores portugueses que continuam a escrever histórias que ficam registadas nos livros.
Ler em livros portugueses é a melhor forma de homenagear os escritores portugueses.


Fonte: http://www.apoioescolaronline.net


EXERCICIO VII: O FUTURO DOS MUSEUS

1 abril às 19h ~ entrada livre


O TNDM II apresenta o Exercício VII dos Encontros Garrett sobre 'O Futuro dos Museus'. Um tema determinante para a construção da nossa identidade nacional.

Graça Filipe (Ecomuseu do Seixal) e António Filipe Pimentel (Museu Nacional de Arte Antiga) falam sobre modelos de gestão e programação destas importantes estruturas culturais. A conversa é moderada por António Camões Gouveia (Universidade Nova de Lisboa).

O objetivo deste encontro é o de reunir três responsáveis pela gestão, em tempos distintos, de Museus, equipamentos diversos na sua escala, localização e significado.

Pretende-se abordar a necessidade de garantir que a população, nomeadamente a população escolar, conheça os tesouros que cada museu guarda, teça relações entre a nossa iconografia e a nossa literatura, construa pontes para o futuro a partir da nossa herança comum artística.



segunda-feira, 24 de março de 2014

FESTin 2014

A quinta edição do FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa – irá decorrer entre os dias 2 a 9 de abril, no cinema de São Jorge, em Lisboa. Serão exibidos mais de setenta filmes oriundos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal que compõem uma programação diversificada e organizada em nove mostras, com destaque para uma homenagem ao 25 de abril.

sexta-feira, 21 de março de 2014

Ainda a poesia, mas agora no Museu dos Coches


Dia Internacional contra a Discriminação Racial


Dia da Poesia



Dia da Árvore/Dia Mundial da Floresta




Dia Mundial da Árvore ou da Floresta celebra-se anualmente a 21 de março. Neste dia decorrem várias ações de arborização e reflorestação, em diversos locais do mundo.

O objetivo da comemoração do Dia Mundial da Árvore é sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos. Estima-se que 1000 árvores adultas absorvem cerca de 6000 kg de CO2 (dióxido de carbono).

30% da superfície terrestre está coberta por florestas, sendo nestas que se realiza a fotossíntese - produção de oxigénio a partir de dióxido de carbono. As florestas são apelidadas dos pulmões do mundo, não apenas pela sua função de manutenção e renovação dos ecossistemas, como pela sua importância em áreas estratégicas como economia e produção de bens e alimentos.



A celebração do Dia Mundial da Árvore ou da Floresta começou a 10 de abril de 1872, no estado norte-americano do Nebraska (EUA). O seu mentor foi o jornalista e político Julius Sterling Morton, que incentivou a plantação ordenada de árvores no Nebraska, promovendo o "Arbor Day".

Em Portugal, a 1.ª Festa da Árvore comemorou-se a 9 de março de 1913 e o 1.º Dia Mundial da Floresta a 21 de março de 1972.