A 8ª edição da Semana da Leitura tem como tema central, em 2014, a Língua
Portuguesa.
Sendo, como sempre é, um pretexto cada vez mais sistemático e competente de
incentivo à leitura (Ler mais, Ler melhor), junto do universo escolar e das
suas comunidades envolventes, justifica-se, para este desígnio, convocar o
conhecimento da Língua Portuguesa que, em 2014, celebra os 800 anos do
conhecimento dos seus textos mais antigos.
Com esse pretexto se propõe que a próxima Semana da Leitura, tendo em conta
o acervo já considerável das experiências dos anos anteriores, faça convergir
no território das iniciativas ligadas à escrita, à leitura e à fala em Língua
Portuguesa, um conjunto de atividades que seja exemplo da sua substância e lhe
torne evidentes as múltiplas valências.
Na consideração de que o Projeto Educativo das escolas é, de forma autónoma,
o verdadeiro elemento dinamizador das atividades deste âmbito, vem-se sugerir
que ao conjunto de iniciativas certamente já em projeto, se acrescentem
preocupações novas e que, de forma igualmente enriquecedora, possam ser
chamadas a demonstrar o capital de competência, imaginação, criatividade e
empenho que os falantes de língua portuguesa entendam fazer intervir para
melhor comemorar o seu nascimento e celebrar a sua existência.
Esta iniciativa deverá tomar em consideração um núcleo temporal a decorrer
entre 17 e 21 de março, pelas razões que a seguir se indicam:
1. Foi formalizado, entre o
PNL, a RBE e a DGS um protocolo corporizado no Projeto SOBE, Saúde Oral,
Bibliotecas Escolares, cuja essência se traduz pela natural e íntima ligação
entre a organicidade e a expressão multidisciplinar da língua. Por essa via,
pertence ao núcleo de objetivos do Projeto, na preocupação das carências
ligadas à saúde oral, desenvolver nas suas múltiplas variáveis o conceito de
boca saudável para ler os melhores livros que justifica a sua inserção no
conjunto vasto de iniciativas que, certamente, ocorrerão durante a Semana da
Leitura.
2. A este propósito a
ocorrência do Dia Mundial da Saúde Oral constituir-se-á como pretexto adequado
à confluência de iniciativas a ele ligadas e a ser objeto de posterior
enquadramento.
3. No conjunto dos diversos
projetos exequíveis, dar-se-á relevo ao incremento de iniciativas ligadas à
expressão poética no enquadramento da ideia de Portugal como um país de poetas
em língua portuguesa, de tal modo que o trabalho daí resultante possa confluir
na celebração do Dia Mundial da Poesia.
4. Ainda na coincidência de
várias celebrações a ocorrer na extensão temporal da Semana da Leitura, tais
como o Dia Mundial da Juventude (28 de março), o Dia do Livro Português (26 de
março) e o Dia Mundial do Teatro (27 de março), concentrar-se-ão como é usual,
projetos diversos já em desenvolvimento.
A celebração da língua e as iniciativas de leitura propiciam a partilha
entre gerações de leitores, escritores, jornalistas, cientistas, políticos,
profissionais diversos que, na sua pluralidade de vivências do mundo e no
mundo, são contadores das suas histórias. Nesta relação entre a língua, a
palavra escrita e dita, cantada ou declamada, mobilizam-se saberes diversos,
com recurso a conhecimentos técnicos e artísticos distintos, na abordagem de
temáticas diferentes e transversais como a Ciência, a Comunicação, a Arte, a
Cultura, a Saúde, o Mundo, os Povos, a Globalização, a Moda, entre muitas
outras. A Semana da Leitura convida, assim, mais uma vez, à redescoberta da
Biblioteca Escolar, onde Todos Juntos Podemos Ler, Ler+, Ler Melhor e em vários
sotaques para se ler em todo o lado, em todos os suportes, em todos os
contextos e com toda a gente, descobrindo na Língua novas dimensões semânticas
e colocando «O Português nas bocas do mundo» nos próximos «800 anos de bocas
saudáveis».
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