quinta-feira, 30 de abril de 2015
Sugestões de Livros para o Dia da Mãe
1- As Caras da Mãe: As crianças, os próprios bebés, sabem por instinto interpretar a fisionomia e a disposição dos pais. Distraída, triste, alegre, cansada ou irritada, a Mãe - pelo menos a que merece esse nome - gosta sempre, incondicionalmente, do seu Bebé. Todas as crianças vão inconscientemente projetar-se nesta relação íntima e amorosa entre o bebé e a mãe. Editora Dom Quixote.
2- Quando a Mãe Grita…: O pequeno pinguim ficou desfeito. A cabeça voou até ao espaço, o seu corpo foi pousar sobre as ondas do mar, as asas desaparecem no meio da selva, o bico anda perdido no meio dos montes e a cauda (imagine-se!) foi parar a uma grande cidade, no meio do trânsito. Primeiro, as suas patas ficaram paralisadas, mas, depois, começaram a correr, até que chegaram ao deserto; aí, pararam para descansar. E porquê no deserto? Porque surgiu um refrescante sombra. Era a mãe do pequeno pinguim, que, depois de ter gritado, fora ao encontro de cada pedaço do filho e, com paciência, linha e agulha, já tinha unido quase todos, faltando só as patas. "Desculpa...", disse ela, abraçando o filho e levando-o consigo. Editora GATAfunho.
3- Um Mundo de Mamãs: Este livro faz parte das nossas Sugestões de Leituras para o mês de maio para crianças por Sofia Knapič. Vejam, aqui, tudo sobre este livro. E para fazer com a mamã fica a Atividade Criativa Trabalhos Manuais- Condecoração Mundial: Melhor Mãe do Mundo. Editado pela Texto Editores.
4- Gosto Muito de Ti, Mamã...: Um livro delicioso cheio de todas aquelas coisas ternas e engraçadas que as mães fazem, para nos ouvirem dizer «Gosto muito de ti». Editorial Presença.
5- A Cantiga do Urso: Através de ilustrações em grande formato, desenhadas ao pormenor e repletas de pistas falsas, os leitores são convidados a acompanharem o Papá Urso na busca divertida e atribulada do seu Pequeno Urso. Editora Orfeu Mini.
6- Anita e o Dia da Mãe: O número 32 da mais importante coleção infantil alguma vez editada em Portugal. Os livros da Anita percorrem, desde há 50 anos, as mãos de todas as crianças portuguesas. Não há Avó que não se lembre da Anita, como não há neta que não deseje ler as histórias desta pequena criança desenhada desde sempre por Marcel Marlier. Edirora PI.
7- Coração de mãe: Os cardiologistas e outros cientistas fizeram por estes dias uma descoberta que veio espantar o mundo. Ao observarem, ao detalhe, um coração de mãe descobriram que este órgão não é apenas um músculo que bate sem parar... mas sim um lugar mágico onde acontecem as mais extraordinárias das coisas. Editora Planeta Tangerina.
8- Mãe há só uma: Este livro é o resultado de uma compilação de histórias de afeto e cumplicidade de 26 mulheres, de várias áreas e todas conhecidas do grande público, que aqui deixam o seu testemunho sobre a descoberta e a magia de ser mãe e também sobre a enorme dádiva de ser filha. Editora Verso de Kapa.
9- A Minha Mãe é Professora: Para os filhos, a profissão dos pais é quase mágica. Um Mundo desconhecido de que ouvem falar em casa e têm curiosidade em descobrir. O que fazem os pais? É uma nova coleção de livros sobre profissões da editora Máquina de Voar ®.
10- Quando a Mãe era Pequena: Este livro é para todos. É um álbum ilustrado que fala sobre algumas diferenças entre gerações. Um tema que suscita sempre a curiosidade dos mais novos. As crianças adoram saber e os adultos adoram contar. Como era quando os pais eram pequeninos? (Livro selecionado para Plano Nacional de Leitura). Editora Máquina de Voar ®.
11- Mamã Maravilha: Neste livro encantador os estados de espírito e os sentimentos de uma mãe são vistos através dos olhos do seu filho. Uma homenagem a todas as mães, acompanhada de ilustrações enternecedoras que cativarão os mais jovens. Editorial Presença.
Fonte: http://pumpkin.pt/casa/leituras-divertidas/sugestoes-de-livros-para-o-dia-da-mae
Fonte: http://pumpkin.pt/casa/leituras-divertidas/sugestoes-de-livros-para-o-dia-da-mae
quarta-feira, 29 de abril de 2015
Dia Mundial da Dança celebrado hoje com espetáculos em todo o país
O Dia Mundial da Dança foi instituído em 1982 pelo Conselho Internacional da Dança (CID), entidade criada sob a égide da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). A data foi escolhida para recordar o nascimento do coreógrafo francês Jean-Georges Noverre (1727-1810), um dos pioneiros da dança moderna, com o objetivo celebrar esta arte e mostrar a sua universalidade, além das barreiras políticas, éticas e culturais.
No âmbito do Dia Mundial da Dança, o secretário de Estado da Cultura participa na inauguração da exposição “Tempos de Dança: evocação do Estúdio-Escola de Dança Clássica de Anna Mascolo”, no Museu Nacional do Teatro e da Dança, em Lisboa, divulgou o seu gabinete.
A exposição, que é inaugurada às 18:00, inclui objetos e documentos, cartazes de dança, programas de espetáculos e fotografias que documentam a atividade do Estúdio-Escola de Mascolo, entre outras peças.
A associação cultural Materiais Diversos, por seu lado, vai organizar em Alcanena, Cartaxo e Torres Novas, o programa “Materiais da Dança”, com a participação de Miguel Pereira, Vera Mantero e Filipa Francisco.
Estes coreógrafos vão visitar escolas em Alcanena, Cartaxo e Torres Novas para pensar, discutir e experimentar a pergunta “de que é feita a dança?”.
Nesse dia, a nova criação de Sofia Dias & Vítor Roriz, “Satélites”, será apresentada no Cine-Teatro Louletano, em Loulé, e em Lisboa, a Materiais Diversos vai realizar uma “Festa Dia Mundial da Dança” no Espaço Alkantara, com a presença do DJ Galante a.k.a. Coolgate.
Fonte: http://observador.pt/2015/04/29/dia-mundial-da-danca-celebrado-hoje-com-espetaculos-em-todo-o-pais/sexta-feira, 24 de abril de 2015
quinta-feira, 23 de abril de 2015
Dia do Livro e dos Direitos de Autor
A turma de 1ºano do Curso de Técnico de Vendas, conjuntamente com o Centro de Recursos, convidou o escritor Filipe Faria a estar presente neste dia na nossa escola. Infelizmente, por motivos pessoais, informou-nos que não poderia comparecer. No entanto, aqui fica a comunicação desenvolvida pela turma.
Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor
O Dia Mundial do Livro
é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de abril.
Trata-se de uma data simbólica para a literatura, já que, segundo os
vários calendários, neste dia desapareceram importantes escritores como
Cervantes e Shakespeare, entre outros. A ideia da comemoração teve
origem na Catalunha: a 23 de abril, dia de São Jorge, uma rosa é
oferecida a quem comprar um livro. Mais recentemente, a troca de uma
rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do mundo.
sexta-feira, 17 de abril de 2015
Dia Internacional de Monumentos e Sítios 2015
Sob o tema Monumentos e Sítios: Conhecer, Explorar, Partilhar, realiza-se a 18 de abril o Dia Internacional de Monumentos e Sítios 2015, instituído pelo ICOMOS Internacional, que este ano celebra 50 anos.
Por todo o Território Continental e Regiões
Autónomas terão lugar cerca de 610 atividades, distribuidas por 166
concelhos e promovidas por 622 entidades públicas e privadas oferecendo
um programa vasto e diversificado que engloba , 2 animações de rua, 56
oficinas pedagógicas/workshops, 4 concursos, 10 projeções de
documentários/filmes, 36 encontros/conferências, 38 espetáculos
artísticos, 55 exposições, 3 feiras/festivais, 1 jogos tradicionais, 8
lançamentos de publicações, 18 peddy/rally papers, 13
recriações e encenações históricas, 36 rotas patrimoniais/itinerários
culturais, 2 sessões de leitura, 287 visitas guiadas/percursos
orientados, e 42 outras atividades variadas.
Pode consultar o Programa Geral AQUI
segunda-feira, 13 de abril de 2015
sexta-feira, 10 de abril de 2015
quinta-feira, 9 de abril de 2015
Na Casa Fernando Pessoa
«O novo mês
começa com a apresentação única do filme documentário de Marcio Debellian (O
Vento Lá Fora), um belíssimo retrato da poesia de Fernando Pessoa a
partir das leituras da professora Cleonice Berardinelli e da cantora Maria
Bethânia. Hoje, às 19h00, com a presença do realizador.
Dia 9 de
Abril, quinta às 19h00, lança-se A estrada dos esquecimento e outros
contos (Assírio & Alvim), um conjunto de contos e narrativas de
Fernando Pessoa, com organização de Ana Maria Freitas, vinte dos quais
inéditos.
Abril continua a ser ‘mês de
Orpheu’ e à programação especial já iniciada – Café Orpheu, Os
Testamentos de Orpheu de Pedro Proença e a visita temática Almada
em Pessoa - juntam-se novas iniciativas. Dia 11, sábado, às 17h00,
o ciclo Sem casas não haveria ruas, uma parceria com a BOCA
e a Fundação José Saramago, invoca ‘os de Orpheu’ através das leituras
de textos dos dois números publicados e do terceiro Orpheu, preparado e adiado;
depois, dia 15, quarta, às 19h00, arranca o ciclo de mesas-redondas O
que é ser moderno hoje? em que se debate a modernidade poética; o
lançamento de 1915 - o ano de Orpheu (Tinta-da-china), organizado
por Steffen Dix, continua essa reflexão em torno de Orpheu, dia 23,
quinta, às 19h00. Ainda em torno de Orpheu, os mais novos são convidados a
descobrir a tipografia e as onomatopeias em Orpheu Tipográfico,
com o colectivo O homem do saco, dia 18 de Abril, sábado, às 10h30.
Os Espaços
em Volta regressam em Abril para discutir e assinalar o ‘Manifesto’.
O ponto de partida são os 80 anos de Paula Rego e os 50 anos do seu quadro Manifesto.
Com Filipa Leal e Inês Fonseca Santos estarão os convidados Ana
Vidigal, Luís Trindade e Sónia Baptista. Dia 30 de Abril, quinta, às
19h00.
E as sessões de poesia, Poetas
de Mar e Mundo, chegam ao português de São Tomé e Príncipe. Dia 28
de Abril, terça, às 18h00.
Abril
passa a ser também de Herberto Helder: celebra o longo poema contínuo que fica.
Encantatório, irrepetível. E a vertigem profunda desse poema.»
Reanimar a literatura
E ontem, mais uma vez, realizou-se o projeto «Reanimar a literatura» com o intuito de promover a leitura da obra «A Relíquia» de Eça de Queirós, de uma forma lúdica. Todas as turmas de 2ºano estão de parabéns pelo trabalho desenvolvido!
Subscrever:
Mensagens (Atom)