sexta-feira, 1 de abril de 2016

Festa do Cinema Italiano

De 30 de março a 7 de abril, Lisboa recebe a 8 ½ - Festa do Cinema Italiano. São 40 filmes, parte deles em antestreia nacional, e toda uma programação paralela que compreende a literatura, a música, as artes e a gastronomia italiana. Para que não se perca, selecionámos alguns dos momentos altos desta nona edição.

8  ½: A VIAGEM DE FELLINI
A obra-prima de Federico Fellini, 8 ½ está de regresso ao grande ecrã numa cópia nova restaurada. Filme incontornável do património cinematográfico italiano, esta saudada reposição numa sala dos Cinema UCI El Corte Inglés vem acompanhada de uma exposição que reúne fotos de cena da autoria de Gideon Bachmann. Na sessão de 31 de maio, às 21h45, o filme será apresentado por Gianfranco Angelucci, amigo pessoal e colaborador ao longo de mais de 20 anos do grande cineasta. A exposição está patente até 7 de abril em vários locais, nomeadamente no El Corte Inglès, Cinema São Jorge, lojas FNAC e Instituto Italiano de Cultura.

LEA
Apesar de uma já longa carreira, foi no início deste século que o nome de Marco Tullio Giordana se tornou conhecido do público português devido ao sucesso de A Melhor Juventude, um épico drama realista exibido em dois volumes no já extinto Cinema King. Em Lea, filme produzido para a televisão, Tullio Giordana propõe um olhar sobre o crime organizado através da história verídica de Lea Garofalo, uma mulher que, para dar um rumo diferente à vida da filha, denuncia a própria família.
Cinema São Jorge | 31 de março, às 21h30, e 3 de abril, às 21h.

NESSUNO SI SALVA DA SOLO
A par de ser um dos mais reconhecido atores do cinema italiano, Sergio Castellito tem-se revelado um talentoso realizador. Nessuno si salva da solo, o seu mais recente trabalho, é o intenso drama de  um casal separado há pouco tempo com dois filhos. Durante um jantar, tentam juntar as peças de uma relação despedaçada que em tempos foi também uma história de amor. O realizador estará presente na sessão de 1 de abril.
Cinema São Jorge | 1 de abril, às 21h30, e 4 de abril, às 22h.

SANGUE DEL MIO SANGUE
O mais recente filme de Marco Bellocchio, um dos últimos grandes mestres do cinema italiano, conta a história de Federico, um jovem cavalheiro do século XVII, que se deixa seduzir pela freira Benedetta, que antes levara à perdição o seu gémeo. Benedetta pagará pela ousadia, sendo enterrada viva. Séculos mais tarde, a história presta-se a ser revivida.
UCI – El Corte Inglés | 1 de abril, às 21h45, e 4 de abril, às 19h15.

HOMENAGEM A ETTORE SCOLA
Nome maior do cinema, Ettore Scola faleceu no início do ano, legando alguns dos filmes italianos mais aclamados das últimas décadas. Nesta retrospetiva (realizada em parceria com a Cinemateca Portuguesa) da obra do cineasta são exibidos os seus filmes mais conhecidos, como Feios, Porcos e Maus, Tão Amigos que nós Éramos, O Baile e Um Dia Inesquecível, mas também outros em que Scola trabalhou como argumentista, como a obra-prima de Dino Risi Ultrapassagem. Em complemento à merecida homenagem, a Cinemateca apresenta o inédito Ridendo e Scherzando – Ritratti di un regista all’italiana, um emocionante documentário dirigido pelas filhas Paola e Silvia Scola.

PINOCCHIO
O personagem criado por Carlo Collodi é uma verdadeira instituição italiana no mundo e, no espaço dedicado aos mais jovens, a Festa não poderia deixar de apresentar a mais recente versão do clássico, dirigida por Enzo D’Alò e desenhada pelo reputado Lorenzo Mattotti. Nesta odisseia do boneco de madeira que se queria tornar um menino de verdade, a música é de Lucio Dalla.
Cinema São Jorge | 2 de abril, às 15h30.



CINE-JANTAR COM ‘A GRANDE BELEZA’
É já um dos momentos mais esperados da Festa. Aliada à sétima arte, a gastronomia. Nesta edição, a uma deliciosa pizza mezzogiorno ou a uma suculenta lasanha, junta-se A Grande Beleza, o aclamado e premiado filme de Paolo Sorrentino. Para sobremesa, sugerimos um irresistível tiramisu.
Mercado de Santa Clara | 3 de abril, a partir das 19h.



MERGULHO PROFUNDO
Antecipando a estreia nacional a 7 de abril, a Festa apresenta o novo filme de Luca Guadagnino, autor do excelente Eu sou o Amor. Com Tilda Swinton no papel principal, trata-se de um remake de A Piscina, com Romy Schneider e Alain Delon, carregado de sexo, rock’n’roll e humor “que deflagra em violência debaixo do sol do Mediterrâneo”.
UCI – El Corte Inglés | 3 de abril, às 21h45.



FIRENZE E GLI UFFIZI
Imagine Botticelli, Leonardo, Masaccio e Michelangelo juntos na mesma tela. O documentário de Luca Vioto consegue-o, propondo ao espetador uma viagem multidimensional e multissensorial, com a mais recente tecnologia 3D e 4K, a Florença e ao Renascimento. Uma experiência memorável narrada por Lourenço, o Magnifíco, interpretado pelo ator britânico Simon Merrells.
UCI – El Corte Inglés | 6 de abril, às 21h45, e 7 de abril, às 19h15.
[por Frederico Bernardino]

Sem comentários:

Enviar um comentário