Em outubro a RTP2 inicia um novo ciclo de cinema francês, com a transmissão de 5 filmes aos sábados à noite.
Adeus, Minha Rainha – 3 de outubro
A relação entre Maria Antonieta e Sidonie Laborde – uma jovem e dedicada dama de companhia – durante os primeiros dias da Revolução Francesa.
Versalhes, Julho de 1789. A turbulência está a crescer na corte do Rei Luís XVI. O povo está a manifestar-se e a revolução está iminente. No palácio real, toda a gente está a pensar em fugir, incluindo a Rainha Marie Antoinette (Diane Kruger) e a sua «entourage». Entre as damas de companhia encontra-se Sidonie Laborde (Léa Seydoux) que é quem lê para a monarca e se tornou muito íntima dela, e que vai viver com grande surpresa as primeiras horas da Revolução Francesa.Nomeado nos Prémios César para Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Atriz, Melhor Argumento Adaptado
O Segredo de um Cuscuz – 10 de outubro
Tem que se ter vontade, coragem e determinação para realizar um sonho
Slimane é um homem velho e cansado que é despedido do porto francês onde trabalha. Ele encontra um novo objetivo de vida quando a sua extensa família, incluindo a sua mulher separada e a sua amante, que é dona do hotel onde ele reside, decidem abrir um restaurante de cuscuz. Mas a noite de estreia tem algumas surpresas consequentes. Abdellatif Kechiche apresenta a sua experiência sábia, ambiciosa e realista, explorando temas pessoais e sociais.
A Vida de Ádele – 17 de outubro
Aos 15 anos, Adèle nem sequer questiona este facto: uma rapariga namora com rapazes. A vida dela vai dar uma volta quando conhece Emma, uma rapariga jovem e de cabelo azul, que lhe vai permitir descobrir o desejo e afirmar-se como mulher, e como adulta. Adèle cresce, procura-se a si mesma, perde-se e eventualmente reencontra-se.
Ferrugem e Osso – 24 de outubro
Alain (Matthias Schoenaerts) é um homem solitário que se depara com a necessidade de cuidar sozinho de Sam, o seu filho de cinco anos. Sem emprego, decide mudar-se para casa da irmã, em Antibes, no Sul de França. Aí, consegue trabalho como segurança numa discoteca onde, por mero acaso, conhece Stéphanie (Marion Cotillard), uma bela treinadora de orcas cuja vida parece saída de um conto de fadas. Alain leva-a a casa e deixa-lhe o seu número de telefone. Uma noite, ela liga-lhe. Um acidente deixou-a paraplégica e ela sente-se completamente perdida e infeliz. Alain vai ajudá-la e, entre duas pessoas absolutamente diferentes, acaba por nascer um amor profundo e redentor.
Iréne – 31 de outubro
Um documentário de Alain Cavalier que aborda a memória do relacionamento que teve com a sua esposa, Irène, até à morte dela num acidente de automóvel. Alain Cavalier explora aqui a maneira em como aprendeu a viver com aquela perda.
Sem comentários:
Enviar um comentário